domingo, 29 de agosto de 2010

CALDINHO DE ABÓBORA

Olá! Quanto tempo!
Estou meio apertada, muita coisa pra fazer e agora consegui um emprego em um restaurante! Aí vou ficar mais apertada ainda!
Essa foi invenção minha, não sei se existe por aí, pesquisei e não achei nenhuma igual.
Um dia desses, meu primo Rafão me ligou e perguntou se eu não podia fazer uns caldos pro níver (preguiça de escrever a palavra toda! Hehe!) dele e do Godô. Mas é lógico que sim, eu praticamente moro na casa do Rafão! Ele ainda tem paciência de ficar me ouvindo chorar as pitangas!
Quando eu fui comprar os ingredientes, Rafão perguntou se eu podia fazer um caldo SEM CARNE, pro amigo dele que é vegetariano! Nunca tinha experimentado fazer isso! Fiquei apreensiva!
Andando no supermercado e pensando freneticamente pra ver se surgia uma idéia, avistei uma ABÓBORA MORANGA! Foi amor a primeira vista!

E O CALDINHO FICOU ASSIM:

- ¼ de uma abóbora moranga
(Aquela que é alaranjada por dentro com uma casca verde escura por fora)

Aí, comecei com idéias a mil! Que mais vou comprar?! Que mais?! Ah!
- 1 brócolis! Depenado (é só ir arrancando as arvorezinhas do brócolis e depois picar os talinhos)

E... falta sabor! Já sei!
- 1 alho poro! Picado em rodelas finas. ATENÇÃO: Pique só a parte branca, a verde eh dura de mais!

- 1 Caldo de legumes

- Ervas finas
(no supermercado tem uma mistura pronta, no vidrinho é desidratada, picadinha e bem mais prática. Fica na parte de temperos!)

- ½ molho de salsinha bem picadinho

- 2 colheres de sopa de alho picado ou processado ou batido no liquidificador
(pode ser a gosto!)

- Água pra ajudar a bater tudo no liquidificador

- Azeite

- 3 colheres de sopa de manteiga
(adoro manteiga, quanto mais, melhor! Mas só de vez em quando olha o colesterol!)

½ ricota picada em quadradinhos

PREPARANDO:

Lave a casca da abóbora com uma escovinha (é sempre bom ter uma na cozinha, mas vê lá heim, não vá pegar uma escova de dente velha e usada, não!).

Retire as sementes, costumo raspar com uma colher

E pique com a casca mesmo, é um pouco dura mas com uma forcinha a gente consegue, eu que sou magrela dou conta!

Coloque em uma panela o azeite a gosto e o alho picado, espere começar a ficar dourado e junte o alho poro, refogue até murchar coloque o caldo de legumes, as ervas finas a gosto e por último a abóbora picada. Dê uma mexidinha e coloque água até cobrir as abóboras.

Deixe cozinhar bem, até quase derreter a abóbora. Bata tudo no liquidificador, adicione água pra ficar mais fácil. Reserve

Em outra panela, coloque a manteiga um pouco de alho e sal, coloque o brócolis dê um susto, nele, bem rapidinho. Em seguida acrescente a ricota misture bem pra ela pegar o tempero, vire a abóbora batida, se necessário coloque mais água (gosto do caldo mais fluido, não muito grosso) e por último coloque a salsinha. Pode desligar, está pronto.

Sirva com torradinhas ou queijo parmesão por cima!

Bjos!!!

Um comentário:

  1. O Tâmara... isso para ficar muito bom!!
    Vou confidar você a fazer isso pra mim hehe assim que acabar a graduação vou tentar me aventurar na colinária ^^

    bjo e parabéns!!

    ResponderExcluir