sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O arroz nosso de cada dia!

Tá bom! Eu sei, eu sei! Eu tinha falado que ia mostrar ingredientes diferentes, mas olha só...

Senta que lá vem a história...

Nesta terça, almocei com um amigão meu, o Manu, e ele estava me contando sobre as aventuranças dele na cozinha, e disse que a única coisa que ele não sabia fazer, de jeito nenhum, era o arroz. Lembrei-me que outro amigo meu, o Godô, também tinha comentado isso comigo. E olha que ele é dessas pessoas que salvam a galera, quando tá todo mundo morrendo de fome, depois de uma festança, e tem quase nada em casa; aí, faz, meio que por mágica, devido a falta de ingredientes, aquele “rangão da hora” (como dizem meus primos). E ainda lava a louça toda depois!!!

Então, acho que esse post é especial para os homens prendados.

Arroz é simples, porém, como tudo na cozinha, requer paciência. Vou explicar:


 

A GENTE PRECISA DE:

- Óleo
- Arroz
- Tempero
(prefiro alho socado com sal)
- Água

ENTÃO, É SÓ FAZER ASSIM:


Primeiro de tudo,

NÃO LAVE O ARROZ!!!

Porque, quando jogá-lo úmido na panela, ele começa a cozinhar com o vapor e não torra. Aí, vira um grude. Além do que você retira todo o amido que resta no grão!

Pingue um pouquinho de óleo na panela.

Miudeza: O óleo deve untar o arroz. O arroz fica com um brilhinho, mas, PELO AMOR DE DEUS, não vai despejar o litro de óleo na panela! Costumo colocar 1 colher de sopa de óleo para 2 xícaras de arroz.

Deixe dar uma esquentadinha e coloque o arroz SECO. Vá mexendo. Não precisa ser toda hora, mas também não o deixe jogado na panela, pois, assim, só os de baixo ficam torrados. Eu gosto de mexer o tempo todo! Se o fogo estiver alto, é melhor mexer, sem parar.

Miudeza: Observe que o arroz que está na panela vai adquirindo uma cor branca leitosa. O arroz cru é quase transparente.

Quando todo o arroz estiver branco leitoso, coloque o tempero.

Miudeza: Faça um buraquinho no meio do arroz e coloque o tempero pra dar uma torradinha. Depois disso, misture tudo.

Coloque a água (eu uso fria) até o nível do arroz. Abaixe o fogo e coloque a tampa entreaberta. Se tampar tudo, vai borbulhar e escorrer pelo lado de fora da panela.

Vigie! Com um garfo, abra um buraquinho no arroz, indo até ao fundo da panela para verificar se a água secou. Se sim, coloque mais até o nível do arroz.

Provavelmente, o arroz estará bom na quarta água. Desligue e deixe tampado por uns 5 minutos. Assim, ele fica mais fofinho e soltinho!

INCREMENTO:

Se quiser um arroz com um “plus” a mais, (hehe) pique um bocado de brócolis (Bem lavadinho, viu?) e passe na manteiga com alho.
Coloque creme de leite a gosto no arroz, o brócolis e o queijo parmesão, do cheiroso! Fica divino!!!
Beijos!!!

3 comentários:

  1. É bem assim que faço arroz, fica ótimo e não fica grudento...
    Adoooroo

    ResponderExcluir
  2. Nunca lavo arroz... por pura preguiça. O meu sempre fica ruim, tenho certeza que é porque eu nunca soube fazer! Heh!

    ResponderExcluir
  3. oc ta xique d+ em :P hOUAEHoUAEHoUHea mais uma pra eu testar XD
    Bjao tam.

    ResponderExcluir