terça-feira, 4 de novembro de 2014

Creme de confeiteiro e variações

Quem é vivo sempre aparece!

Obs: só pra variar, peço perdão pelo português, não consegui esperar minha tia revisar para poder postar. Minhas tias graduadas em letras e minha grande amiga Natane ignorem por favor! rs

Com mais tempo livre, a mente fica mais aberta a idéias e hoje, respondendo à dúvida de um colega, me veio o assunto desse post.

Meu colega me perguntou se eu lembrava e se sabia fazer um creme branco que nós comemos em uma sobremesa há muito tempo atrás.

Disse que deveria ser CREME DE CONFEITEIRO pelo que eu me lembrava do sabor.
Ele me perguntou o que era, respondi com um link (http://www.tudogostoso.com.br/receita/39362-creme-de-confeiteiro.html  de uma receita simples e que é fácil de fazer pra quem não tem muita prática na cozinha. Ah, e sugeri que ele acrescentasse umas GOTAS DE BAUNILIA.

Em seguida, expliquei que o creme de confeiteiro é uma das bases da confeitaria, utilizado em muitas receitas. Os ingredientes básicos são leite, ovos, açúcar e um espessante (maisena/farinha), mas em cada lugar se faz de um jeito, dependendo do gosto de cada um, da situação financeira ou da finalidade da receita. Observando que a forma de preparo e a qualidade dos ingredientes é o que faz toda a diferença no resultado final.

Então, passei o link (http://panelinha.ig.com.br/site_novo/meuBlog/pitadas--1762) de uma RECEITA MAIS ELABORADA e com certeza sensacional (ainda não experimentei fazer) de uma das minhas “ídalas”, a Rita Lobo do blog Panelinha e apresentadora do programa Cozinha Prática no cana GNT. (Inclusive assisti o episódio desse creme de confeiteiro para o naked cake ontem mesmo!)

Conversa vai, conversa vem, me lembrei de variações desse creme e principalmente de uma que jamais esquecerei, o CREME DE CONFEITEIRO COM LIMÃO SICILIANO. Ele me perguntou como fazia e me veio à memória a cena um grande amigo meu, Matteo, veramente italiano, fervendo o leite com a casca de um limão siciliano. E eu com uma cara de surpresa e uma interrogação gigante na cabeça pensando, mas ele não vai azedar o leite assim???? Não, o leite não azedou!

Esse creme rende uma receita surpreendente, pelo menos pra mim, que experimentei na Itália e se chama CREMINI FRITTI ou, CREMINHOS FRITOS. A receita original, italiana, peguei num dos meus blogs de comida italiana preferidos, o GIALLO ZAFFERANO. (http://blog.giallozafferano.it/gabriella70/cremini-fritti/)

Pra quem não se dá muito bem com o italiano, vou tentar traduzir:

CREMINHOS FRITOS
A receita não é muito difícil de fazer e você pode preparar em grande quantidade para congelar!


Imagem de: http://www.picenopass.it/magazine/2013/08/ricetta-della-crema-fritta/

INGREDIENTES
3 gemas, de preferência orgânicas
3 colheres de sopa de açúcar cristal
3 colheres de sopa de farinha
1/2 litro de leite
Casca inteira de 1limão orgânico

PARA EMPANAR
1 ovo batido
Pão ralado/farinha de rosca em quantidade suficiente
Óleo de amendoim para fritar (não sei da facilidade para achar esse óleo, eu faço com óleo de girassol ou o que você preferir, uma outra opção seria experimentar o óleo de coco)

PREPARO
Bata as gemas com o açúcar, em seguida, peneire a farinha. Adicione o leite ligeiramente quente. Em seguida, a casca de limão (eu recomendo, sem a parte branca que tornaria amarga). Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, deixe ferver lentamente por cerca de 5 minutos, ou até que você já não sinta o cheiro de farinha. Despeje o creme em uma assadeira, até atingir uma espessura de cerca de dois centímetros. Deixe esfriar bem, mantendo por algumas horas na geladeira. Em seguida corte pequenos cubos de aproximadamente dois centímetros. Passe os cubos de creme no ovo batido e depois na farinha de rosca. Frite em óleo profundo até que estejam dourados. Seque bem em papel toalha: se você gosta de um sabor mais doce conselho apenas polvilhe com açúcar refinado. Para congelar os que sobrarem é só organizar em uma assadeira e colocar no congelador, quando estiver duro como pode colocá-los em um saquinho. Para aquecer, é só fritar ainda congelados, porém, um pouco de cada vez para o óleo quente não esfriar muito.

Essa receita é uma delícia, na Itália, pelo que li, se come junto com tira gostos salgados, mas penso que aqui no Brasil, vai bem servido junto com um cafezinho ou como sobremesa sobre bolas de sorvete.

Espero que gostem!

Um comentário:

  1. Obs: só pra variar, peço perdão pelo português. Minhas tias graduadas em letras ignorem por favor! rs

    ResponderExcluir